Início da Temporada 2024-25 da Fórmula E com o ePrix de São Paulo
dez, 7 2024O aguardado Campeonato Mundial de Fórmula E 2024-25 começou de forma emocionante com o ePrix de São Paulo, realizado em 7 de dezembro de 2024. Este evento marcou não apenas o início da 11ª temporada da categoria, mas também trouxe novos desafios e expectativas para fãs e participantes. A corrida ocorreu no icônico Circuito de Rua de São Paulo, que circunda o famoso Sambódromo do Anhembi. Este circuito é conhecido por suas curvas fechadas e superfície irregular, que testam ao máximo as habilidades dos pilotos.
O britânico Oliver Rowland, pilotando para a equipe Nissan, mostrou grande destreza ao estabelecer o tempo mais rápido no primeiro treino livre, com uma volta impressionante de 1:10.162. Sua performance foi um prenúncio do que sua equipe e fãs podem esperar nesta temporada. Seu desempenho foi seguido de perto pelo colega de equipe Norman Nato, que terminou a sessão pouco atrás, a apenas oito décimos de segundo. Este início animador sugere que a equipe Nissan está bem preparada para competir no topo este ano.
O início da temporada não foi apenas sobre tempos de volta. A introdução dos novos veículos GEN3 EVO causou certo burburinho no paddock. Esses carros vêm equipados com sistema de tração em todas as rodas e apresentaram um ligeiro aumento de peso. A expectativa é que essas mudanças melhorem a distribuição de peso e o desempenho geral nos circuitos urbanos, tão característicos da Fórmula E. Embora houvesse previsões de chuva para o dia, o clima se manteve estável, ainda que úmido, com temperaturas em torno dos 29°C, proporcionando boas condições para os testes iniciais.
Outros pilotos também tiveram desempenhos dignos de nota. Mitch Evans, com seu Jaguar I-Type 7, liderou brevemente a sessão antes de enfrentar problemas mecânicos que o atrasaram. Robin Frijns e Jake Dennis, que mostraram ritmo promissor, também enfrentaram contratempos, complicando assim suas respectivas sessões de treino. Enquanto isso, Lucas di Grassi, competindo pela nova equipe Lola Yamaha ABT, protagonizou uma volta rápida que o posicionou em quarto lugar nas tabelas de tempo, fortalecendo sua reputação como um dos pilotos mais consistentes da categoria.
Contudo, a sessão não foi isenta de incidentes. Nico Müller teve um encontro infeliz com as barreiras do circuito que resultou em danos à suspensão de seu carro. Além disso, Mitch Evans enfrentou uma perda de tração, eventos que renderam as primeiras bandeiras amarelas da temporada. A habilidade dos pilotos em lidar com tais adversidades será crucial ao longo do campeonato, especialmente em circuitos desafiadores como o de São Paulo.
Outro destaque desta temporada é a introdução de recursos inovadores, como a modificação do "modo de ataque" e a muito aguardada funcionalidade "Pit Boost". Estas mudanças prometem trazer um elemento tático inédito às corridas, desafiando ainda mais os pilotos e equipes na busca pela vitória. No entanto, não é sem preocupações. Tommaso Volpe, chefe da equipe Nissan, e Phil Charles, da DS Penske, destacaram certa apreensão de que os testes de pré-temporada realizados em Jarama podem não ter representado com precisão a realidade que as equipes enfrentariam em São Paulo, dadas as características únicas do circuito.
O ePrix de São Paulo neste fim de semana inclui uma programação intensa, com duas sessões de treinos livres, a qualificação e a corrida principal, prometendo manter os espectadores na ponta da cadeira. Para aqueles que não puderam assistir ao vivo, várias opções de transmissão estão disponíveis em todo o mundo, garantindo que fãs do mundo todo possam acompanhar a ação em tempo real. A corrida principal, que está programada para começar às 14:00 horário local (17:00 UTC), certamente será uma competição acirrada que dará o tom para o resto da temporada.